segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Introdução e Antiguidade

Modelos atômicos:

- O que são modelos atômicos?

         Os modelos atômicos são definições, teorias elaboradas que tentam explicar como é o formato, a estrutura de um átomo.

Antiguidade:
       
         Na antiguidade acreditava-se que dividindo a matéria em pedaços cada vez menores, se chegaria num ponto onde partículas, cada vez menores, seriam invisíveis ao olho humano e, segundo alguns pensadores, indivisíveis. Graças a essa propriedade, receberam o nome de átomos, termo que significa indivisíveis, em grego. Foi daí que surgiu entre os filósofos gregos o termo atomismo, filosofia  que remonta a teoria dos filósofos da antiguidade que propuseram a existência de inúmeras e minúsculas partículas sólidas - os átomos - que não podiam ser cortados. 
        O atomismo foi a filosofia cujas intuições mais se aproximaram das modernas concepções científicas sobre o modelo atômico.
          Parmênides de Eléia (cerca de 530 a.C. - 460 a.C.) propôs a teoria da unidade e imutabilidade do ser, esta, estava em constante mutação através dos postulados de Heráclito.
No século V a.C. Leucipo de Mileto (foto à esquerda),nascimento cerca de 500 a.C., juntamente a seu discípulo Demócrito de Abdera (cerca de 460 a.C. - 370 a.C.), considerado o pai do atomismo grego, discorreram sobre a natureza da matéria de forma elegante e precisa. Eles afirmavam que toda matéria era constituída por minúsculas partículas, às quais deram o nome de átomos. Essa idéia foi rejeitada por Platão e Aristóteles, que tinham muito maior influência na época. Aristóteles foi  um dos maiores lógicos de todos os tempos. Este reviveu e fortaleceu o modelo de matéria contínua, ou seja, a matéria como "um inteiro".
   Os argumentos de Aristóteles (foto à direita) permaneceram até a Renascença.











Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Modelo_at%C3%B4mico
              http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/modelos-atomicos/modelos-atomicos-1.php 
              http://www.vestibulandoweb.com.br/quimica/teoria/modelo-atomico.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário