segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Modelo Atômico de Dalton (esfera rígida)

     John Dalton


          Antes de falarmos sobre sua teoria, vamos conhecer um pouco sobre quem foi John Dalton.

        John Dalton nasceu em Eaglesfield, Cumberland, em 6 de setembro de 1766, e faleceu em Manchester, em 27 de julho de 1844. Foi um químico, metereologista e físico inglês que fez um extenso trabalho sobre a teoria atômica. 
        Filho de um tecelão de uma fábrica local, tornou-se um menino prodígio e, com apenas 12 anos de idade, substituiu seu professor, John Fletcher, na Quaker’s School de Eaglesfield. Em 1781 transferiu-se para Kendal, onde estudou durante 12 anos. Após concluir sua formação acadêmica, partiu para Manchester em 1783, onde se estabeleceu.
      Em Londres, ensinou matemática, física e química no New College. Desenvolveu trabalhos significativos em vários campos: meteorologia, química, física, gramática e lingüística. 
            Seu nome passou à história da ciência tanto por suas teorias químicas quanto pela descoberta e descrição de uma anomalia congênita da visão das cores: o daltonismo, de que ele próprio sofria, cujas observações pessoais sobre o fenômeno foram publicadas no livro Extraordinary Facts Relating to the Vision of Colours (1794).  Percebeu, ainda jovem, sua cegueira para algumas cores e pesquisou o fenômeno em outras pessoas, observando que a anomalia mais comum era a impossibilidade de distinguir o vermelho e o verde.
            Dalton desenvolveu sua teoria atômica numa série de conferências que proferiu na Royal Institution de Londres, nos anos de 1805 e 1804. Em 1807, com o seu consentimento, Thomas Thomson incluiu um sumário da teoria atômica na terceira edição de sua obra System of chemistry (Sistema de química). O próprio Dalton, no ano seguinte, no primeiro volume do seu New System of Chemical Philosophy (Novo sistema de filosofia química), apresentou as bases de sua nova teoria. 

O Modelo atômico de Dalton 

                John Dalton publicou o New System of Chemical Philosophy, apresentando sua teoria sobre a constituição atômica da matéria. O seu trabalho foi amplamente debatido pela comunidade científica e, apesar de ter sido criticado pelos físicos famosos da época, a partir de segunda metade do século XIX os químicos começaram a se convencer, pelas inúmeras evidências, de que tal modelo era bastante plausível.

               O modelo de Dalton baseava-se nas seguintes hipóteses:

  • Tudo que existe na natureza é composto por diminutas partículas denominadas átomos; 
  • Existe um número pequeno de elementos químicos diferentes na natureza;
  • Átomos de elementos diferentes possuem propriedades diferentes entre si;
  • Átomos de um mesmo elemento possuem propriedades iguais e de peso invariável;
  • Átomos são partículas maciças, indivisíveis, esféricas formadoras da matéria e sem carga;
  • Nas reações químicas, os átomos permanecem inalterados;
  • Na formação dos compostos, os átomos entram em proporções numéricas fixas 1:1, 1:2, 1:3, 2:3, 2:5 etc;
  • O peso total de um composto é igual à soma dos pesos dos átomos dos elementos que o constituem;
              As idéias de Dalton permitiram, na época, explicar com sucesso por que a massa é conservada durante uma reação química (Lei de Lavoisier) e também a lei da composição definida (Lei de Proust) .
              Para Dalton o átomo era um sistema contínuo.
              Apesar de um modelo simples, Dalton deu um grande passo na elaboração de um modelo atômico, pois foi o que instigou na busca por algumas respostas e proposição de futuros modelos.







Vídeo explicativo em espanhol sobre teoria de Dalton, mostrando os erros e acertos na sua teoria.


Fonte: http://www.algosobre.com.br/fisica/modelos-atomicos.html
            http://www.vestibulandoweb.com.br/quimica/teoria/modelo-atomico.asp
            http://pt.wikipedia.org/wiki/Teoria_at%C3%B3mica
            http://www.dec.ufcg.edu.br/biografias/JohnDalt.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário